CEJ reforça cooperação com Timor-Leste
“Sintam-se em casa!” - Magistrados timorenses iniciam mais um ciclo de formação em Portugal, no quadro do Programa PFMO do Instituto Camões
“Sintam-se em casa!” foi o apelo feito pelo Presidente do Tribunal de Recurso de Timor-Leste aos 9 magistrados timorenses que iniciam mais um ciclo de formação em Portugal, financiado pelo Programa PFMO do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
A cerimónia de abertura do 2.º Curso de Formação de Magistrados do Ministério Público e do 4.º Curso de Formação de Magistrados Judiciais de Timor-Leste teve lugar no CEJ, no passado dia 22 de setembro.
A formação dos 5 Procuradores da República inicia-se na Comarca de Lisboa Oeste e no DIAP de Lisboa, por um período de 6 semanas entre setembro e novembro, ao qual se segue a fase de formação teórico-prática no CEJ, nos meses de novembro e dezembro de 2023.
Por seu turno, os 4 Juízes de Direito iniciam a sua formação no CEJ, entre setembro e dezembro de 2023, seguindo-se a fase de estágio na Comarca entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024.
Na sessão de abertura estiveram presentes, entre outros, o Diretor do Centro de Estudos Judiciários, Fernando Vaz Ventura, o Vice-Presidente do Conselho Superior da Magistratura, Luís Azevedo Mendes, o Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ricardo Victória, o Presidente do Tribunal de Recurso de Timor-Leste, Deolindo dos Santos, e o escritor timorense Luís Cardoso.