EJTN – Conferência Anual de Diretores de Escolas de Magistratura
Nos dias 17 e 18 de outubro, em Madrid, a EJTN organizou a Conferência de Diretores para abordar a diversidade na formação judiciária e adotar um plano de ação para o seu novo grupo de trabalho ‘Digitalização’.
Foto de Grupo
Nos dias 17 e 18 de outubro, a EJTN organizou uma Conferência de Diretores sobre "Formação de Profissionais Judiciais na Atenção à Diversidade". O evento ocorreu em formato híbrido no âmbito da Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia. O Centro de Estudos Jurídicos (Ministério da Justiça da Espanha) foi anfitrião, com o apoio da Escola Judicial (Conselho Geral do Poder Judicial).
A diversidade na formação judicial foi o tema principal desta Conferência, um assunto especialmente importante, considerando que a diversidade é um valor fundador da União (artigos 2 e 3 do Tratado sobre a União Europeia).
A Conferência de Diretores foi organizada em torno de quatro workshops que abordaram diferentes aspetos da diversidade, a saber, violações ou lacunas no acesso à justiça, dando especial atenção à barreira da língua, pessoas com deficiência, sistemas de justiça adaptados para crianças e a inclusão de uma perspetiva de género na formação judicial.
A EJTN cria novo Grupo de Trabalho sobre Digitalização
Além da sua Conferência de Diretores, a EJTN organizou uma Assembleia Geral extraordinária, necessária para estabelecer um novo grupo de trabalho dedicado à digitalização, uma área que apresenta desafios importantes, mas também oportunidades para os sistemas judiciais da Europa.
A Assembleia Extraordinária também aprovou um novo plano de ação que orientará o trabalho da EJTN no campo da digitalização.
Este novo grupo de trabalho será fundamental para promover a formação de juízes, procuradores e funcionários judiciais europeus em todos os assuntos relacionados com a transformação digital e relevantes para o desempenho das suas responsabilidades, incluindo formação em recursos digitais e capacidades aplicadas aos sistemas judiciais europeus, e o desenvolvimento de novas ferramentas de formação digital.