Judicial Renaissance 2024 - The National Judicial College e CEJ
De 9 a 12 de setembro, decorreu em Lisboa a 4.ª Edição do curso Judicial Renaissance do The National Judicial College americano.
Auditório do CEJ
O Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e o National Judicial College americano (NJC), em parceria com o Tribunal Constitucional de Portugal, a Associação dos Juízes Federais e a Associação Internacional de Juízes LGBTQ+, acolheram em Lisboa o Curso Judicial Renaissance IV, que teve lugar depois das edições de sucesso realizadas em Bordéus (2019), Seul (2022) e Atenas (2023).
O Curso decorreu de 9 a 12 de setembro de 2024 nas instalações do CEJ e do Tribunal Constitucional. Contou com a presença de 55 juízes am
ericanos e incluiu apresentações de especialistas portugueses e norte-americanos em direito comparado (incluindo direito constitucional comparado), o Green Book, abordagens comparativas da Judicial Review, Filosofia Judicial e Ética Judicial, digitalização da Justiça, o impacto da arte na mudança social, a Inquisição e judeus portugueses, e o impacto da tecnologia nos tribunais marítimos.
Destacou-se, igualmente, o momento cultural assinalado num concerto no Palácio Nacional da Ajuda, com atuações da soprano Ângela Silva e do pianista Francisco Sassetti.

