Ir para Conteúdo principal
CEJ

Notícias

EJTN – reunião anual sobre Training Needs Assessment (TNA)

A avaliação anual das necessidades de formação de 2026 reuniu os principais intervenientes na formação judiciária, em Bruxelas, no dia 22 de janeiro 2026.
26 jan 2026, 15:35
CEJ
Reunião da EJTN, em Bruxelas.
Reunião da EJTN, em Bruxelas.

Realizada em formato híbrido no dia 22 de janeiro, a Avaliação das Necessidades de Formação de 2026 (TNA), organizada pela Rede Europeia de Formação Judiciária (REFJ/EJTN), constituiu uma oportunidade fundamental para os parceiros estratégicos da EJTN, representantes da Comissão Europeia e coordenadores dos Grupos e Subgrupos de Trabalho desta Rede discutirem o futuro da formação judiciária na Europa.

Os debates proporcionaram igualmente um enquadramento para destacar a estratégia da Comissão Europeia e reafirmar o compromisso partilhado com a sua implementação, centrando-se na identificação das formas de a concretizar em estreita cooperação com todos os parceiros relevantes.

Os resultados são determinantes para orientar as atividades de formação da EJTN nos próximos anos e contribuirão ainda para a elaboração do próximo Plano Estratégico da organização para o período de 2028-2034.

O primeiro workshop foi dedicado às ferramentas e competências digitais na formação judiciária. As discussões centraram-se na melhor forma de integrar tecnologias inovadoras, como ferramentas assistidas por inteligência artificial e plataformas de aprendizagem eletrónica, nos programas de formação para magistrados.

O segundo workshop abordou o novo enquadramento jurídico, incluindo as prioridades da União Europeia para 2026 e 2027. Ficou claro que as próximas evoluções legislativas e objetivos políticos irão influenciar as necessidades de formação judiciária em toda a Europa, particularmente no contexto da digitalização da cooperação judiciária civil e penal na União Europeia, conforme previsto no Regulamento (UE) 2023/2844.

O terceiro workshop teve como tema central os direitos fundamentais e o Estado de Direito. Estes valores essenciais continuam a estar no centro da missão da EJTN e são determinantes para uma administração da justiça sólida em toda a Europa.

A avaliação das necessidades de formação deste ano voltou a sublinhar não só a relevância da cooperação a nível europeu, mas também a importância da coordenação entre os Estados-Membros da União Europeia.