Visita à Casa do Passal - Museu Aristides de Sousa Mendes - no Dia Memória das Vitimas do Holocausto
No dia 28 de janeiro, data em que se assinalou o 81.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau e se evocou a memória das vitimas do Holocausto, os auditores de justiça do 12.º Curso de Formação de Juízes para os Tribunais Adm. e Fiscais visitaram a Casa do Passal.
Visita à Casa do Passal - Museu Aristides de Sousa Mendes no Dia Internacional em Memória das Vitima
No dia 28 de janeiro, data em que se assinalou o 81.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau e se evocou a memória de milhões de vitimas do Holocausto, os auditores de justiça do 12.º Curso de Formação de Juízes para os Tribunais Administrativos e Fiscais visitaram a Casa do Passal, onde está instalado o Museu Aristides de Sousa Mendes, acompanhados de docentes, da Direção do CEJ e de outros convidados, entre os quais familiares do homenageado.
Esta visita contou igualmente com a presença do Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, Jorge Aragão Seia, e do Procurador-Geral da República, Amadeu Guerra.
Proporcionou-se, assim, um contacto muito próximo com a vida do diplomata português que, desobedecendo a ordens superiores, salvou as vidas de mais de 30 000 refugiados que procuravam escapar ao terror nazi durante a Segunda Guerra Mundial, pagando por tal ato um preço bastante elevado.
Na parte da tarde, teve lugar uma conferência que abordou o processo disciplinar movido a Aristides de Sousa Mendes e que culminou com a sua aposentação compulsiva, por Rogério Peixoto, e à apresentação "Escapar à guerra e ao Holocausto: Refugiados em Portugal entre 1940 e 1945", por Carolina Henriques.
Organizada numa parceria com a Fundação Aristides de Sousa Mendes, este evento encerrou com a atuação do Ensemble de Cordas da Orquestra Clássica do Centro.


